São Paulo, Brasil 123 567 890


Junte-se ao Marketing Digital

contato@cmidia.com.br

Blog

Home » Blog

Como O Google Ads Pode Ajudar Sua Empresa A Aumentar O Número De Clientes

Apesar de entender sobre como é possível faturar através da internet, uma dúvida comum é “Como o Google Ads pode ajudar sua empresa a aumentar o número de clientes”, pensando em como ajudar criamos este artigo.

O Brasil é bem promissor quando se fala em internet, isso porque nós brasileiros estamos no terceiro lugar no hanking de acesso à rede, passando de nove horas e 14 minutos por dia conectados.

Esses dados foram apresentados pela Hootsuite e We Are Social, pesquisa que informa que ficamos apenas atrás da Tailândia que possui acesso de nove horas e 38 minutos e da Filipinas com acesso de nove horas e 24 minutos.

Quanto maior o número de pessoas conectadas, melhores são as chances de se lucrar mais.

Saber como usar as ferramentas disponíveis ao seu favor, pode ser um grande diferencial neste mundo tecnológico.

Afinal! O que é Google Ads?

Se trata da plataforma do Google pelo qual os anúncios são feitos dentro do próprio Google.

Se você possui um negócio online ou mesmo local, existe uma necessidade de atrair pessoas até ele, possíveis clientes que vão comprar de você ou adquirir o seu serviço.

O marketing sempre existiu, porém, com o avanço tecnológico ele foi criando novas formas e se tornando mais acessível.

Se antes era necessário trair as pessoas até seu negócio, atualmente isso já não é mais necessário, você agora pode ir de encontro ao seu cliente através do tráfego pago.

É importante ressaltar que Google Ads não é apenas para quem possui negócios online, mas também para quem possui loja física, pois, consegue atrair para ambas o cliente ideal.

Não é necessário ter um site, landing page, ou qualquer outro endereço online, pois, seu cliente é atraído até você, por exemplo, o anúncio pode ser direcionado para seu whatsApp, ou mesmo com liberação de cupons para serem utilizados em sua loja física.

Contudo, quanto mais envolvido com a internet seu negócio estiver, mais vendas ele irá realizar, pois, dessa maneira você poderá atender a clientes de todo mundo e não apenas de sua localidade.

A todo momento inúmeras pessoas pesquisam sobre algo na internet, o Google Ads permite o encontro da procura com a oferta, do “quero comprar” ou “quero contratar alguém”, com o “tenho algo para te oferecer”, simples assim.

O simples fato do seu serviço ou produto ser muito bom, não garante que ele seja encontrado, é preciso ir de encontro ao seu cliente.

O Google Ads possui sites e aplicativos parceiros, onde é possível realizar anúncios, entre diversas outras possibilidades.

Para aprofundar o assunto você pode estar acessando nosso artigo “O Que É Um Gestor De Tráfego E Porque Ele É Essencial Para O Crescimento Do Seu Negócio?”

Neste artigo como o Google Ads pode ajudar sua empresa a aumentar o número de clientes”, você está aprendendo sobre a importância de utilizar as ferramentas certas.

Agora vamos falar de como prospectar novos clientes através do Google Ads.

Esteja no lugar certo;

O primeiro passo para aumentar seu número de clientes, é entender onde seu cliente se encontra.

Ele pode estar presente mais em uma rede social do que em outra, compreendendo isso, fica mais fácil desenvolver estratégias voltadas para esta rede social específica.

As redes sociais são inúmeras como o Instagram, o Twuiter, o Pitenrest, YouTube, Facebook, entre outras.

Cada rede social possui uma linguagem, assim como formatos de anúncio diferentes.

Ter essas informações farão com que você não perca tempo, anunciando nos lugares errados.

Crie um banco de dados;

Este banco de dados vai te ajudar a traçar um perfil mais real da sua Buyer persona, de maneira que você saberá com detalhes sobre suas dores, sonhos e necessidades.

Dessa maneira será mais fácil prestar um bom atendimento, ter uma equipe alinhada, assim como abordar seu cliente no momento oportunidade, no lugar certo e na linguagem correta.

Através de um banco de dados sempre atualizado, seus anúncios terão maiores chances de realizar fechamentos.

Tenha um perfil profissional;

De nada adianta atrair pessoas para sua rede social ou seu site se eles não atendem os requisitos, por exemplo, seu site precisa ser rápido e ter um layout simples mais eficiente.

Nada de excesso de informações.

Da mesma maneira suas redes sociais, devem deixar claro com o que você é expert, e como seu trabalho pode impactar a vida de outras pessoas ou negócios.

Tenha posts coerentes e usufrua de todas as ferramentas disponilizadas por cada rede social, como stories, lives, filtros, e tudo o mais.

Atenda seu cliente rapidamente;

Outro ponto importante é ser de fácil acesso, mesmo que você não esteja a todo momento disponível para tirar dúvidas um robô pode lhe ajudar, os chamados chatbots podem ser grandes aliados.

Tenha frases prontas para cada dúvida, no início será mais desafiador entender as dúvidas do seu lead, contudo, a medida que for o conhecendo ficará mais fácil entender quais suas demandas.

Para isso, realize pesquisas para obter maiores informações, quanto maior o número de informações você tiver sobre sua Buyer Persona, mais fácil será a conduzir pela jornada do comprador.

Conclusão

Agora que você já sabe “como o Google Ads pode ajudar sua empresa a aumentar o número de clientes”, fica mais fácil realizar campanhas de tráfego pago de sucesso.

Tendo em mente que através desta ação é possível escalar suas vendas em um número ainda não imaginado, considerando a dimensão de alcance que a internet nos proporciona.

Dessa maneira você poderá ter clientes de todo o mundo, consumindo seus produtos ou serviços e ainda indicando a outros.

Não existem dúvidas sobre o poder do Google Ads para o crescimento de qualquer negócio, seja online ou off-line.

Ressaltando que cada negócio possui uma Buyer Persona diferente e por isso requer estratégias diferentes para garantir um maior alcance.

Finalizando, sempre será necessário estar no lugar certo, ter um banco de dados rico de informações e atualizado, desenvolver um perfil profissional e ter um atendimento rápido e eficaz, para aumentar suas chances de sucesso.

O Que É O Hubspot?

Hubspot
Hubspot

Uma dúvida bem comum para quem está iniciando no mundo do inbound marketing: “O que é o Hubspot?”

Se você está em busca de alcançar maiores resultados em sua estratégia de inbound marketing, é indispensável conhecer sobre esta ferramenta, pois, ela certamente possui o potencial de alavancar seu negócio.

Neste artigo você vai conhecer com detalhes o que Hubspot e como ele funciona.

Vamos iniciar então, explicando um pouquinho como esta ferramenta surgiu.

O início de tudo…

Em 2004, dois grandes nomes da atualidade do nicho do marketing, Brina Halligan e Dharmesh Shah se conhecerem durante um MBA no MIT.

Brina Halligan que era um investidor em startups, enquanto Dharmesh Shah possua um blog com milhares de visitas, o que acontecia mesmo sem Brina possuir grandes investimentos ou equipe de suporte.

Brian Halligan e Dharmesh Shah aliaram suas forças em busca de uma solução para seus desafios, que eram os constantes bloqueis das campanhas de marketing, além da grande disputa por atenção na rede.

Depois de várias discussões foi desenvolvida a estratégia o “all-in-one”, a qual conhecemos hoje por HubSpot, lançada em junho de 2006, na cidade de Cambridge, no estado de Massachusetts, EUA.

O sucesso foi tão grande, que surgiram a partir dela, três produtos;

  • CRM
  • Marketing
  • Sales

Você vai conhecer cada um deles, agora!

HubSpot CRM

Como o próprio nome sugere, se trata do CRN da HubSpot.

Através dele é possível fazer a gestão do relacionamento com seu cliente, ou potenciais clientes.

Você consegue através deste CRM, realizar o cadastro dos contatos, empresas e todas as informações pertinentes ao seu negócio.

Dessa maneira você consegue montar sem nenhuma dificuldade sua régua de relacionamento, ou seja, o e-mail é entregue no momento certo, sempre se considerando a etapa na qual a pessoa se encontra no funil de vendas.

Aliás, você consegue fazer toda a gestão dos seus contatos, através do funil de vendas, o então, um pipeline.

HubSport Marketing

Está ferramenta é o sonho de qualquer pessoa que trabalhe com marketing, isso porque se trata de uma ferramenta extremamente robusta.

Com o HubSport você consegue fazer toda gestão do seu funil de inbound marketing, do topo ao final.

É possível, através desta ferramenta fazer publicações simples, desde artigos, publicações nas redes sociais, entre outras opções.

Como também é possível planejar um fluxo de nutrição mais elaborado.

Sempre focado na fidelização dos clientes que já compraram, ou seja, já passaram por todas as etapas do funil de vendas.

Sendo importante ressaltar os relatórios detalhados que possibilitam uma análise profunda de cada etapa do funil.

HubSport Sales

Se trata de uma ferramenta complementar as duas citadas anteriormente, não sendo uma ferramenta tão robusta.

Uma grande vantagem é poder contratar cada ferramenta de maneira individual.

Contudo, como no Brasil o HubSport ainda não cresceu muito, não existe ainda pagamentos feitos em real.

Por este motivo algumas empresas se sentem desmotivadas a utilizar esta ferramenta, mesmo sabendo de seus benefícios e vantagens.

A boa notícia é que a ferramenta possui opções gratuitas, embora tenha limitações, é um excelente meio para conhecer melhor a plataforma.

Quais os benefícios do HubSport CRM?

Uma grande vantagem é ter a opção de utilizar o modelo 100% free, ou seja, você não precisa pagar nada para utilizar, uma excelente opção para quem não deseja investir no primeiro momento.

Podendo tanto incluir anotações com o filtrar de acordo com as informações que busca.

Outra vantagem é poder rastrear os e-mails que você envia, tendo a opção de criar uma extensão no Google Crome para fazer este acompanhamento.

Está intensão irá sinalizar todas às vezes que seus e-mails forem abertos, informando também se eles chegaram a ser lidos ou não.

Você também poderá ter uma visão geral do seu negócio através da pipeline, tendo a opção de personalizar de acordo com a necessidade de sua empresa.

O menu tarefas também te possibilita a organização de sua rotina de trabalho, o que facilita a otimização do seu tempo no dia a dia, pois, caso precise visitar determinada empresa, você já terá todas as informações de lembretes relacionados a ela.

Quais os planos do HubSport?

Existem 5 planos até o momento, partindo do básico ao avançado.

Grátis: Versão mais limitada, contudo, excelente alternativa para quem está iniciando agora e deseja realizar testes.

Starter: Oferece um pouco mais do que o plano gratuito, podendo remover a marca d’água dos formulários e utilizar com sua própria logo. Este plano custa 50 dólares por mês, cobrada de maneira anual.

Basic: Uma boa opção para quem desejar estruturar sua estratégia de Inbound Marketing, pois, permite trabalhar com até 15 mil contatos. O valor cobra é 200 dólares mensais, cobrados de maneira anual.

Profissional: Indicado para profissionais que estão avançando rápido e já possuem um pouco de experiência no assunto, uma opção bacana oferecida no plano é poder incluir funcionários extras.

Ele permite trabalhar com até 45 mil contatos, o valor é de 800 dólares por mês, cobrado de maneira anual.

Enterprise: Permite que você trabalhe com até 500 mil contatos, sendo essa a versão mais completa do HubSport, o valor cobrado é 2.400 dólares, cobrados de maneira anual.

 

Em cada plano é possível acrescentar algo, o valor varia de acordo com sua solicitação, tamanho da empresa e a opção da assistência que você escolheu para seu negócio.

 

Conclusão

Para finalizar este artigo, podemos ressaltar a importância de um bom CRM no momento de estruturar o seu negócio.

Oferecendo um controle completo de suas ações e banco de dados, tornando muito mais fácil mensurar seus resultados e traçar estratégias mais assertivas.

Ter um CRM te coloca na frente de muitos empreendedoras, pois, evita que você perca tempo e dinheiro. Sendo esse o preço pago para quem caminha desinformado e desatualizado.

Essa escolha é muito importante, sendo fundamental uma boa pesquisa antes de escolher qual a melhor opção para seu negócio.

Qualquer dúvida ou sugestão não hesite em deixar nos comentários!

Se você gostou deste artigo, recomendo “O que é marketing de conteúdo”.

 

Quais As Vantagens E Benefícios De Fazer Marketing Digital Para Sua Empresa?

Quais As Vantagens E Benefícios De Fazer Marketing Digital Para Sua Empresa?
Marketing Digital

Deseja saber Quais as vantagens e benefícios de fazer marketing digital para sua empresa?”.

Então você está no lugar certo!

Neste artigo você saberá sobre todas as vantagens que sua empresa pode ter através do marketing digital, além dos benefícios.

Afinal, boas estratégias são fundamentais para a sobrevivência e crescimento de qualquer empresa nos dias atuais.

Se você possui uma empresa se deseja ver suas vendas alcançando grandes escalas, a internet com certeza é o lugar certo para se estar.

Uma pesquisa feita com os dados de compras no e-commerce apontou um aumento das vendas, somente no primeiro trimestre de 2021 ocorreu uma alta de 57,4% nas vendas online, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Isso apenas comprova o grande poder de resultado que a intermete possui, e o porquê você não pode apenas estar presente online, mas sim, está presente de maneira inteligente.

Afinal, o que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias que possuem o objetivo de atingir o resultado desejado, estes resultados podem variar entre;

  • Vendas online;
  • Novos leads;
  • Visita à loja física;
  • Fortalecimento da marca;
  • Maior número de seguidores.

Entre várias outras opções.

Neste processo existem avaliações constantes que ajudam na tomada de decisões, facilitando melhorias no processo e direções mais assertivas.

Através das estratégias certas, sua empresa se posicionará da maneira correta nos canais digitais, tendo maiores possibilidades de êxito, pois, é onde sua persona se encontra.

Quais as vantagens do marketing digital?

Algumas vantagens são;

  • Conhecer sua persona

Você saberá quem são as pessoas que possuem maiores chances de comprar seu produto ou serviço.

Isso evita que você direcione verbas de anúncios para o público errado, perdendo tempo ou dinheiro.

A persona se trata de um grupo de pessoas que possuem a dor que seu produto ou serviço resolve, tendo por isto maiores chances de fechar a compra.

Vale considerar, que algumas pessoas só sabem que possuem um problema, ou que existe uma solução para o problema que elas possuem, depois que se depararam com seu produto ou serviço.

Porém, isso só é possível quando você sabe de fato muitos detalhes de sua persona, por exemplo;

  • Onde mora
  • Quanto ganhar
  • Quais seus medos
  • Quais seus sonhos
  • Quantos anos possui
  • O que faz nos momentos de folga

Entre outras informações.

Quanto maior o número de informações você tiver, maiores serão as chances de êxito em sua estratégia.

Essas informações são levantadas através de pesquisas, podendo ser completadas com dados fictícios.

Com o tempo sua persona pode mudar, assim como é possível ter mais de uma persona para um produto ou serviço.

Quando você reduz sua atenção apenas a seu público-alvo, é mais fácil traçar estratégias para o alcançar.

  • Saber onde estar presente;

Existem atualmente inúmeras redes sociais, está presente em cada uma delas pode representar perda de tempo e dinheiro, isso porque desenvolver conteúdo relevante para cada um desses canais é algo que requer tempo.

Por isso a importância de conhecer bem sua persona, pois, isto te possibilita está presente exatamente onde ela se encontra, desenvolvendo as estratégias certas para alcança-las dentro da rede social específica.

Cada rede social funciona de determinada maneira, mantendo o foco nas redes sociais certas, seu alcance e resultado com certeza serão maiores.

Segundo as estatísticas demográficas de 2021, os usuários se dividem da seguinte forma;

  • 84% das pessoas entre 25 a 30 anos estão no Facebook
  • 75% das pessoas entre 18 a 24 anos estão no Instagram
  • 44% das pessoas entre 18 a 24 anos estão no Twitter
  • 44% das pessoas entre 25 a 30 anos estão no LinkedIn
  • 38% das pessoas entre 18 a 24 anos estão no Pinterest
  • 73% dos jovens entre 18 a 24 anos estão no Snapchat
  • 93% das pessoas entre 25 a 30 anos estão no YouTube

Sempre onde estar presente é uma grande vantagem, isso te coloca a frente de muitos concorrentes seus que ainda não possuem a mesma informação.

Este artigo visa exatamente te informar, esclarecendo a dúvida sobre “Quais As Vantagens E Benefícios De Fazer Marketing Digital Para Sua Empresa?”.

  • Métricas

Existem inúmeras métricas no marketing digital que facilitam o acompanhamento de cada estratégia, como;

Esse benefício evita grandes prejuízos e potencializa os resultados, pois, possibilita ajustar a rota caso ocorra alguma falha no processo.

Porém, é necessário um conhecimento técnico para saber lhe dar com tantas siglas e números.

Afinal, tão importante de saber onde estar presente, é saber como investir em cada canal.

Quais os benefícios que marketing digital?

O marketing digital ajuda tanto no desenvolvimento da sua imagem pessoal, como também, a desenvolver a imagem de sua empresa. Possuindo inúmeros benefícios como;

  • Alcance ilimitado

Antes da internet todo o marketing era feito de maneira online, através de propagandas na TV, outdoors, entrega de panfletos, entre outras ações.

Contudo, após a internet se tornou possível um alcance ilimitado.

Se antes sua marca poderia ficar restrita a apenas sua região, hoje ela pode ser conhecida mundialmente.

  • Ferramentas

Existem inúmeras ferramentas disponíveis para você utilizar, algumas gratuitas e outras não.

Um exemplo de ferramentas gratuitas são as próprias redes sociais, onde qualquer pessoa pode acessar e postar conteúdo de maneira estratégica.

Outras ferramentas são;

  • Apps;
  • Sites;
  • Podcast;
  • E-books.

Entre outras opções.

Através destas ferramentas você desenvolve a imagem do seu produto, apresenta os benefícios que ele possui, constrói sua autoridade e gera engajamento.

Você pode está aprofundando ainda mais seu conhecimento, lendo nosso artigo “O que é marketing de conteúdo”.

Conclusão

Estamos sendo impactados pelo marketing digital a todo momento, e muitas vezes nem percebemos isso, por ter se tornado algo comum, contudo, muito eficiente.

Todas as informações deste artigo visam dar uma direção mais clara, de como sua marca pode alcançar sucesso através das estratégias certas.

Uma coisa é certa, quanto mais conhecida e reconhecida for sua empresa, maior será seu faturamento.

Hoje as facilidades de adquirir informação são inúmeras, por isso escrevi este artigo sobre “Quais As Vantagens E Benefícios De Fazer Marketing Digital Para Sua Empresa?”.

 

Porque captar leads pode fazer sua empresa decolar?

Porque captar leads pode fazer sua empresa decolar?

captar leads

Neste artigo você vai saber “porque captar leads pode fazer sua empresa decolar?

Os leads são parte imprescindível de uma estratégia de sucesso no mundo digital, isso porque se trata do cliente em potencial, a pessoa que possui o perfil que você procura para apresentar o seu produto e serviço, pois, possuem o genuíno interesse em consumi-lo.

Sem os leads, é impossível realizar vendas, sendo esse o motivo deles serem tão cobiçados.

Para se captar leads é desenvolvido toda uma estratégia de relacionamento, meio pelo qual as pessoas começam a confiar em você, sendo importante lembrar que primeiro as pessoas compram você, depois seu produto.

Como captar leads?

Esse vínculo inicia com a distribuição de conteúdo gratuito através de vários canais como um blog, redes sociais, etc.

Você deve disponibilizar materiais ricos como planilhas úteis para seu lead, e-book com conteúdo de valor, consultorias gratuitas, descontos em compras, entre outras opções.

Esse material é entregue em troca do preenchimento de um formulário.

Funciona como uma troca, a pessoa informa neste formulário seu e-mail, telefone para contato, dados demográficos e outras informações que você deseje e em troca ela recebe acesso ao material gratuito que você está oferecendo.

Ao baixar esse material a pessoa demostra interesse no conteúdo que você oferece, sendo por isso um cliente em potencial.

A medida que sua lista de leads começa a crescer, é o momento de gerenciá-los melhor e os qualificar para que possam realizar compras.

Nem todas as pessoas que deixam seu contato são leads quentes, ou seja, estão preparados para a compra. Alguns ainda não possuem a intenção de comprar estando por isso na entrada do funil, sendo considerados leads frios.

Para que todo esse processo funcione, existem dois pontos que são a fonte de tráfego e a conversão.

Fonte de tráfego: Maneira como você atrai as pessoas para o seu negócio, pode ser por meio de tráfego orgânico ou tráfego pago.

Conversão: Resultado de toda uma estratégia que possui como base o relacionamento.

Segundo uma pesquisa feita pela Neotrust, no primeiro trimestre de 2021 foram realizadas mais de 78,5 milhões de compras online, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Isso significa que todos os dias milhares de pessoas estão realizando compras online, e que é possível se beneficiar com isso.

Como funciona a estratégia do funil?

O primeiro passo é atrair, o segundo é converter em leads, o terceiro é iniciar um relacionamento para depois vender e posteriormente fidelizar o cliente.

O processo se trata de uma venda sistematizada.

A estratégia comumente utilizada se chama AIDA;

  • Atenção: O primeiro momento deve chamar atenção do seu lead.
  • Interesse: Você precisa ser interessante, para isso fale sobre a solução que você tem para o problema dele.
  • Desejo: Tem a ver com a emoção e não com a razão, você precisa tocar na emoção do seu cliente, para isso fale com personalidade e emoção, deixe claro porque seu produto vai ajudar a transformar a vida daquela pessoa.
  • Ação: Chamada para a ação que você deseja, todo conteúdo deve ter essa chamada.

Na atração você chama a atenção para muitas pessoas, porém, poucas são as pessoas que chegam até o fundo do funil.

Essas várias etapas possibilitam analisar as métricas de desempenho, por exemplo, se você consegue atrair mil pessoas, das quais oitocentas foram convertidas em leads, porém, apenas dez pessoas estão realizando a compra, ao observar melhor, o passo que precisa melhorar é a etapa de relacionamento, pois, as vendas não estão sendo fechadas.

Dessa maneira você pode garantir a eficácia de cada etapa, aumentando o número de vendas.

Uma das vantagens do digital é utilizar ferramentas para automatizar o processo, o que te permite trabalhar de maneira estratégica.

Muitas pessoas pensam apenas no e-mail no momento de construir um relacionamento com os leads, contudo, existem inúmeras possibilidades como utilizar WhatsApp, por exemplo.

Você investe em conteúdo de qualidade, nutrindo esse relacionamento com seu lead e o conduzindo as outras etapas do funil, para no final realizar a ação que você deseja, ou seja, uma CTA – Call to Action.

Existem inúmeros tipos de CTA conforme os exemplos abaixo;

  • Crescimento: Siga meu perfil, se inscreva em meu canal, compartilhe, marque seu amigo, ative as notificações.
  • Engajamento: Deixe seu comentário, compartilhe, curta.
  • Vendas: Me envia um direct, envie um e-mail, ligue para o número, acesse o link da Bio, link na descrição.

 

Como elaborar uma página de captura correta para seus leads?

 

Nem todas as pessoas confiam em colocar seus dados em uma página de captura, normalmente ficam com receio de após isso serem bombardeadas com anúncios.

Para que as pessoas se sintam seguras é importante elaborar uma boa página de captura, que de fato desperte o interesse no que estar sendo oferecido.

Uma das maneiras da pessoa sentir especial, é investir nas perguntas certas, por exemplo;

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Idade;
  • Resultado esperado.

 

Esses detalhes como idade, farão com que a pessoa perceba que existe de fato algo específico para ela, fazendo com que preencha o formulário sem tantas objeções.

A próxima página para a qual o lead é conduzido, irá oferecer exatamente o que o cliente colocou como resultado esperado, oferecendo o que a pessoa deseja obter.

Apresente todas as soluções que seu produto oferece de maneira específica, com uma copy bem estruturada de maneira que a pessoa se sinta conectada a você.

Quando mais pessoal for sua comunicação, mas a pessoa se sentirá próxima a uma pessoa real.

 

Conclusão

 

Agora, você entendeu “Porque captar leads pode fazer sua empresa decolar?” é algo tão importante para seu negócio.

Lembre-se que as vendas são o resultado de uma relacionamento bem construído com seu lead, e quem sem leads é impossível se realizar vendas.

Entender como funciona um funil de vendas é essencial, assim como conduzir seu lead por todas as etapas, desde chamar a atenção, nutri e até o fechamento da venda.

Quanto mais próximo seu lead estiver de você, mas ele irá confiar em você para realizar o fechamento.

Não existe tempo estimado para uma pessoa passar de uma a outra etapa do funil, algumas demoram mais que outras, e mesmo após realizar a compra esse lead pode vir a comprar novamente em futuros lançamentos.

Uma vez que o vínculo de confiança é formado, esse cliente se torna fiel a sua marca e tende a fazer indicações de maneira natural.

Para desenvolver uma estratégia robusta de captação e conversão de leads você pode estar lendo nosso artigo O que é marketing de conteúdo?”.

O que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de
conteúdo?

O que é marketing de conteúdo?

Você ainda não sabe o que é marketing de conteúdo? Neste artigo você irá aprender tudo que precisa para colocar em prática essa estratégia e usufruir de suas vantagens.

A medida que a internet foi avançando, novas formas de atrair o público alvo foram sendo criadas, uma delas é o marketing de conteúdo, a qual tem por objetivo educar seu público, o tornando um fiel seguidor.

As pessoas cada dia mais se interessam em consumir algo que as agregue, seja uma receita nova, a dica sobre uma boa ação no mercado, ou uma nova maneira de ganhar dinheiro online.

Enfim, existe um mundo amplo a ser explorado dentro do nicho no qual você atua.

Saber como elaborar um conteúdo rico para quem te acompanha vai te levar a um novo patamar em seus negócios.

patamar em seus negócios.

Vantagens do marketing de conteúdo;

Existem duas maneiras de atrair pessoas para seu site, uma delas é através do tráfego pago e a outra é através do tráfego orgânico.

No tráfego pago você consegue obter retorno imediato, porém, quando você para de investir o dinheiro também parar de entrar, não sendo necessário nenhum conteúdo de grande valor para atuar apenas neste modelo.

O tráfego orgânico por sua vez, te proporciona lucros a médio e longo prazo, apesar de ter de esperar mais tempo para ter retorno, uma vez que se inicia é de maneira constante e crescente.

É necessário oferecer conteúdo de valor para atrair seu público-alvo, neste caso seu investimento será seu tempo, o qual você irá utilizar para desenvolver novos conteúdos de maneira constante.

O indicado é utilizar os dois tipos de estratégias, dessa maneira você estará garantindo um retorno mais rápido através do tráfego pago, enquanto o lucro do tráfego orgânico inicia.

Você pode diversificar os canais, aplicando o que chamamos de inboung marketing, onde se distribui conteúdo de valor em vários canais distintos, aumentando suas chances de ser encontrado pelo motor de busca.

Ou seja, você estará presente no Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, LinkedIn, entre outras, gerando conteúdo para um atingir um objetivo.

É importante lembrar que as redes sociais são importantes.

Porém, seu site possui uma importância maior, pois, se trata de um ambiente seu, diferente das redes sociais que passam por modificações constantes.

Desafios do marketing de conteúdo;

A internet possibilitou o anúncio de pequenas e grandes marcas, diferente da época em que ela inda não existia e apenas as grandes marcas conseguiam realizar ações em massa através da TV.

Hoje é possível qualquer pessoa escalar seus ganhos, porém, por consequência existe uma concorrência acirrada na internet.

Em janeiro de 2021, haviam mais de 1.83 bilhões de sites ativos e 4.7 bilhões de usuários da internet, o tempo médio que cada pessoa fica em um site é menos de um minuto, tempo em que consomem 25% do artigo.

Dessa maneira, elaborar artigos cada vez mais ricos se tornou uma necessidade.

Como aplicar o marketing de conteúdo;

 O primeiro passo é definir qual objetivo você deseja alcançar, ou seja, porque você decidiu investir em marketing e o que você busca com isso.

Os objetivos podem ser muitos, como;

  • Fortalecimento da marca;
  • Captação de leads;
  • Aumento das vendas;
  • Criar autoridade.

Também é muito importante saber para qual público você está criando conteúdo, isso te poupará de perder tempo e dinheiro.

Aliás, se você ainda não tem uma persona definida, saiba que isso é algo bem prático de fazer, basta realizar uma pesquisa para levantar as informações necessárias, podendo preencher também com alguns dados  fictícios.

Você pode ter mais de uma persona, assim como muda-la com o tempo.

Sua persona é seu público alvo, para quem você estará direcionando toda sua estratégia.

Após saber qual sua persona e ter definido seu objetivo, é o momento de escolher as ferramentas certas, algumas são;

  • Blog;
  • Redes sociais;
  • E-books;
  • Vídeos;
  • Podcast.

Realize um planejamento onde esteja definido sua linha editorial, ou seja, a frequência e assuntos abordados em cada postagem.

Cada rede social necessita de um conteúdo específico.

Dessa maneira, caso decida atuar em várias redes sociais, será necessário elaborar um conteúdo distinto para cada uma delas.

Quanto mais fiel você for ao plano, mas fácil será mensurar o resultado. Podendo decidir se deseja alterar ou continuar com o mesmo plano com o tempo.

Decidindo as KPIs do marketing de conteúdo?

No momento de traçar sua estratégia você precisa decidir quais KPIs estará utilizando para mensurar o resultado, pois, eles são indicadores chaves de performance.

Alguns exemplos de KPIs;

Tráfego no site: Mensura o número de visitas ao site, pode ser feito o controle diário, semanal ou mensal.

Tempo de permanência na página: Quanto mais tempo uma pessoa passa navegando em sua página, melhor é sua performance.

Número de inscritos: Quanto maior o número de pessoas acompanham seu conteúdo, mais vendas você terá, pode ser nas redes sociais ou na sua lista de e-mail.

Posicionamento nos mecanismos de busca: Várias técnicas são aplicadas para se conseguir estar na primeira página do Google, como postagens constantes de conteúdo de valor, otimizado em SEO, entre outros.

Links e autoridade: Assim como, quanto mais links do seu site tiver dentro de outros sites, mas ele será considerado relevante para o buscador.

Contudo, devem ser sites sérios, que tenham sentido para seu negócio, dessa maneira você crescerá em autoridade dentro da rede.

Taxa de abertura: Como resultado, quanto maior o número de pessoas abrindo os e-mails que você envia, mas vendas você estará realizando.

Esses entre outros KPIs vão te informar se sua estratégia estar funcionando ou não.

Conclusão

Lembre-se que quando um cliente fica satisfeito com seu atendimento, naturalmente ele indica seu serviço para outras pessoas.

Segundo uma pesquisa feita pela Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um familiar ou amigo, acima de qualquer outra forma de propaganda.

Aproveitando, te indico a leitura de “porque captar leads pode fazer sua empresa decolar?

ca