Se você possui um negócio e está em busca de alavancar suas vendas online, este artigo vai te ajudar, pois, você irá compreender “O que é um gestor de tráfego e porque ele é essencial para o crescimento do seu negócio?”.
Porém, antes precisamos compreender que estamos vivendo um momento ímpar da história, onde durante uma pandemia ocorreu avanços significativos da tecnologia.
Momento no qual, as empresas que não conseguiram se adaptar acabaram ficando para trás e fechando suas portas.
Contudo, quem se lançou no digital nunca faturou tão alto.
De acordo com a 7º edição de pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”, realizada em parceria com o PayPal Brasil e com a BigDataCorp, em 2021 ocorreu um crescimento de 22,05% a mais que o ano anterior, no que se refere ao número de aberturas de lojas online.
Se estima que foram lançadas por dia 789 novas lojas online.
Quem entrou primeiro no mercado online, aprendeu a dominar mas rapidamente as ferramentas, do que as lojas que foram abertas posteriormente, contudo, nada impede que ao abrir uma loja hoje ela possa se destacar no mercado e realizar muitas vendas.
Para isso, é importante compreender que existem os profissionais do mercado que nos auxiliam em todo os processos, da mesma maneira como uma loja física precisa de profissionais do marketing para elaborar ações presenciais, a loja online possui ações muito mais efetivas para atrair o cliente para dentro do seu negócio.
Se na loja física você esperava o cliente entrar dentro de sua loja, no mundo virtual você vai até onde seu cliente está e apresenta o seu produto, aumentando suas chances de faturamento.
Ressaltando que a grande vantagem da loja física está em poder escalar suas vendas de maneira constante e crescente, sem limites, pois, a internet faz com que seu negócio esteja presente em todo o mundo em apenas alguns cliques.
Um gestor de tráfego será uma peça chave para o sucesso do seu negócio, pois, vai te ajudar a ganhar essa escala nas vendas que você deseja.
Afinal, o que faz um gestor de tráfego?
De maneira simples, o gestor de tráfego vai de encontro as pessoas que estão navegando em outros lugares na internet e as conduz para dentro do seu site, ou para qualquer outro lugar que você deseja, seja seu whatssApp, página de vendas, entre outros lugares.
Para todo este processo existe um nível de preparação, pois, existem várias ferramentas, métricas e estratégias que podem ser desenvolvidas dentro de cada nicho.
- Existem dois modelos de tráfego;
Orgânico: Quando o único investimento é seu tempo e conhecimento, além de trabalhar em todas as etapas do funil. Este modelo demora mais tempo para funcionar, porém, quando começa possui um crescimento constante.
Pago: Neste modelo de tráfego, o retorno é imediato, ele trabalha apenas no fundo do funil, indo de encontro ao fechamento, não tendo de esperar muito tempo para ver o resultado, contudo, vale ressaltar que quando você para de investir, o dinheiro também para de entrar.
O mais indicado é desenvolver os dois tipos de estratégias e desta maneira construir algo mais sólido e constante, sem deixar de ter um retorno imediato.
Afinal, o que é um gestor de tráfego e porque ele é essencial para o crescimento do seu negócio?
O gestor de tráfego trabalha com várias estratégias, como poderá observar logo abaixo.
Links patrocinados
Se trata de um formato de compra de mídia, no qual você pode anunciar o seu negócio pagando por uma ação específica dentro dessa mídia.
Tendo sempre em vista trazer a pessoa certa, sem ter de investir um grande valor.
Você consegue anunciar através de links patrocinados em diferentes mídias, como Instagram, Facebook, YouTube, Google Ads, Bing, Twiter e LinkedIn.
Google Ads
Google Ads é uma ferramenta pelo qual você vai gerar tráfego para uma zona de conversão.
Você paga para sua empresa aparecer e a pessoa ser encaminhada para o destino que você deseja, que pode ser seu site, seu link de afiliado, entre outros destinos.
Esta ação permite um alcance maior, o que resulta em um maior número de vendas.
Uma das vantagens é conseguir anunciar diretamente para quem estiver a procura do que você está oferecendo, encontrando a pessoa já no fundo do funil, o chamado lead quente.
Por exemplo, se uma pessoa digita no buscador do Google, exatamente o que você anunciou, como resultado de sua procura, aparecerá seu anuncio no topo da página, o que facilitará a pessoa comprar com você.
Desta maneira o número de conversões aumenta.
- Você pode anunciar em vários canais, como;
Rede de pesquisa: Conforme o exemplo citado, todas às vezes que alguém digitar no buscador o que você vende, seu anúncio aparece como primeira opção.
Parceiros de sites: Quando você coloca banners e anúncios dentro de sites parceiros do Google.
Anúncios no YouTube: Uma empresa do Google, na qual você consegue fazer anúncios dentro do YouTube, nos canais e vídeos específicos, ou seja, você escolhe os vídeos nos quais deseja anunciar.
Aplicativos: Você consegue anunciar nos aplicativos que você deseja.
Existem ainda outros canais onde são realizadas ações de tráfego pano, como Instagram, facebook e TikTok, entre outros.
Os gestores de tráfego ajudam a empresa a conseguir um posicionamento no mercado, como também a aumentarem suas vendas.
Conclusão
Para se investir em tráfego pago é importante ter em mente a contratação de um bom profissional, pois, existe um grande risco de se perder dinheiro em ações planejadas e executadas de maneira errada.
Um bom gestor entende que existe o momento certo de apresentar o produto a determinada pessoa, pois, caso contrário podem vir inúmeros curiosos, o que significa desperdício de verba.
Outro ponto a ressaltar é que os profissionais de tráfego orgânicos conseguem utilizar ferramentas de maneira eficaz e eficiente, conseguindo bons resultados sem ter de investir altos valores.
Acredito que agora você saiba “O que é um gestor de tráfego e porque ele é essencial para o crescimento do seu negócio?”.
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