Deseja saber “Quais as vantagens e benefícios de fazer marketing digital para sua empresa?”.
Então você está no lugar certo!
Neste artigo você saberá sobre todas as vantagens que sua empresa pode ter através do marketing digital, além dos benefícios.
Afinal, boas estratégias são fundamentais para a sobrevivência e crescimento de qualquer empresa nos dias atuais.
Se você possui uma empresa se deseja ver suas vendas alcançando grandes escalas, a internet com certeza é o lugar certo para se estar.
Uma pesquisa feita com os dados de compras no e-commerce apontou um aumento das vendas, somente no primeiro trimestre de 2021 ocorreu uma alta de 57,4% nas vendas online, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Isso apenas comprova o grande poder de resultado que a intermete possui, e o porquê você não pode apenas estar presente online, mas sim, está presente de maneira inteligente.
Afinal, o que é marketing digital?
O marketing digital é um conjunto de estratégias que possuem o objetivo de atingir o resultado desejado, estes resultados podem variar entre;
- Vendas online;
- Novos leads;
- Visita à loja física;
- Fortalecimento da marca;
- Maior número de seguidores.
Entre várias outras opções.
Neste processo existem avaliações constantes que ajudam na tomada de decisões, facilitando melhorias no processo e direções mais assertivas.
Através das estratégias certas, sua empresa se posicionará da maneira correta nos canais digitais, tendo maiores possibilidades de êxito, pois, é onde sua persona se encontra.
Quais as vantagens do marketing digital?
Algumas vantagens são;
- Conhecer sua persona
Você saberá quem são as pessoas que possuem maiores chances de comprar seu produto ou serviço.
Isso evita que você direcione verbas de anúncios para o público errado, perdendo tempo ou dinheiro.
A persona se trata de um grupo de pessoas que possuem a dor que seu produto ou serviço resolve, tendo por isto maiores chances de fechar a compra.
Vale considerar, que algumas pessoas só sabem que possuem um problema, ou que existe uma solução para o problema que elas possuem, depois que se depararam com seu produto ou serviço.
Porém, isso só é possível quando você sabe de fato muitos detalhes de sua persona, por exemplo;
- Onde mora
- Quanto ganhar
- Quais seus medos
- Quais seus sonhos
- Quantos anos possui
- O que faz nos momentos de folga
Entre outras informações.
Quanto maior o número de informações você tiver, maiores serão as chances de êxito em sua estratégia.
Essas informações são levantadas através de pesquisas, podendo ser completadas com dados fictícios.
Com o tempo sua persona pode mudar, assim como é possível ter mais de uma persona para um produto ou serviço.
Quando você reduz sua atenção apenas a seu público-alvo, é mais fácil traçar estratégias para o alcançar.
- Saber onde estar presente;
Existem atualmente inúmeras redes sociais, está presente em cada uma delas pode representar perda de tempo e dinheiro, isso porque desenvolver conteúdo relevante para cada um desses canais é algo que requer tempo.
Por isso a importância de conhecer bem sua persona, pois, isto te possibilita está presente exatamente onde ela se encontra, desenvolvendo as estratégias certas para alcança-las dentro da rede social específica.
Cada rede social funciona de determinada maneira, mantendo o foco nas redes sociais certas, seu alcance e resultado com certeza serão maiores.
Segundo as estatísticas demográficas de 2021, os usuários se dividem da seguinte forma;
- 84% das pessoas entre 25 a 30 anos estão no Facebook
- 75% das pessoas entre 18 a 24 anos estão no Instagram
- 44% das pessoas entre 18 a 24 anos estão no Twitter
- 44% das pessoas entre 25 a 30 anos estão no LinkedIn
- 38% das pessoas entre 18 a 24 anos estão no Pinterest
- 73% dos jovens entre 18 a 24 anos estão no Snapchat
- 93% das pessoas entre 25 a 30 anos estão no YouTube
Sempre onde estar presente é uma grande vantagem, isso te coloca a frente de muitos concorrentes seus que ainda não possuem a mesma informação.
Este artigo visa exatamente te informar, esclarecendo a dúvida sobre “Quais As Vantagens E Benefícios De Fazer Marketing Digital Para Sua Empresa?”.
- Métricas
Existem inúmeras métricas no marketing digital que facilitam o acompanhamento de cada estratégia, como;
- Custo por mil impressões (CPM)
- Custo por visita (CPV)
- Custo por cliques (CPC)
- Custo por aquisição (CPA)
- Custos por lead SQL (CPL)
- ROAS
- Custo de aquisição de cliente (CAC)
- Life time value (LTV)
Esse benefício evita grandes prejuízos e potencializa os resultados, pois, possibilita ajustar a rota caso ocorra alguma falha no processo.
Porém, é necessário um conhecimento técnico para saber lhe dar com tantas siglas e números.
Afinal, tão importante de saber onde estar presente, é saber como investir em cada canal.
Quais os benefícios que marketing digital?
O marketing digital ajuda tanto no desenvolvimento da sua imagem pessoal, como também, a desenvolver a imagem de sua empresa. Possuindo inúmeros benefícios como;
- Alcance ilimitado
Antes da internet todo o marketing era feito de maneira online, através de propagandas na TV, outdoors, entrega de panfletos, entre outras ações.
Contudo, após a internet se tornou possível um alcance ilimitado.
Se antes sua marca poderia ficar restrita a apenas sua região, hoje ela pode ser conhecida mundialmente.
- Ferramentas
Existem inúmeras ferramentas disponíveis para você utilizar, algumas gratuitas e outras não.
Um exemplo de ferramentas gratuitas são as próprias redes sociais, onde qualquer pessoa pode acessar e postar conteúdo de maneira estratégica.
Outras ferramentas são;
- Apps;
- Sites;
- Podcast;
- E-books.
Entre outras opções.
Através destas ferramentas você desenvolve a imagem do seu produto, apresenta os benefícios que ele possui, constrói sua autoridade e gera engajamento.
Você pode está aprofundando ainda mais seu conhecimento, lendo nosso artigo “O que é marketing de conteúdo”.
Conclusão
Estamos sendo impactados pelo marketing digital a todo momento, e muitas vezes nem percebemos isso, por ter se tornado algo comum, contudo, muito eficiente.
Todas as informações deste artigo visam dar uma direção mais clara, de como sua marca pode alcançar sucesso através das estratégias certas.
Uma coisa é certa, quanto mais conhecida e reconhecida for sua empresa, maior será seu faturamento.
Hoje as facilidades de adquirir informação são inúmeras, por isso escrevi este artigo sobre “Quais As Vantagens E Benefícios De Fazer Marketing Digital Para Sua Empresa?”.