O metaverso é o futuro imaginado da internet. Vai ser uma realidade virtual com economia própria, onde as pessoas podem trabalhar, comprar casas e roupas, ir a festas e fazer reuniões. Enquanto o blockchain e outras tecnologias que rodam nele são cruciais para este novo espaço.
O Blockchain nasceu junto com o Bitcoin (BTC) no final de 2008, e é uma ferramenta que cria registros permanentes sem a necessidade de terceiros. O blockchain também pode ser a base da economia do metaverso.
Alguns projetos estão usando criptomoedas, como os jogos Decentraland (MANA), Sandbox (SAND) e Axie Infinity (AXS). Esta seria a moeda usada nessas plataformas.
Os NFTs, por sua vez, são certificados digitais que qualquer pessoa pode ver e saber que o item é autêntico, mas ninguém pode alterar as propriedades do token. Dessa maneira, eles registram e comercializam itens e propriedades virtuais.
Uma economia baseada em criptomoedas
Cantores e DJs já se apresentam em espaços digitais e são pagos para isso. O show da cantora Ariana Grande é um exemplo.
Os jogadores podem comprar espaço de outdoor de proprietários. Esses outdoors são construídos fora das residências e são usados para anunciar diferentes produtos e serviços, como na vida real.
Nas plataformas de jogos do metaverso, existem cassinos onde os jogadores podem participar de jogos de azar e possivelmente ganhar ou perder algumas criptomoedas.
Algumas das galerias de arte físicas mais conhecidas, como a Sotheby’s, começaram a lidar com NFTs e os ambientes virtuais em que estão registradas. Artistas virtuais também vendem suas obras de arte nesses mundos digitais.
Como investir no universo Metaverso
Há muitas maneiras de investir no metaverso.
Adquirindo Criptomoedas
Uma maneira de fazer parte desse paraíso futurista é comprar as moedas digitais que estão conectadas a ele: Decentreland (MANA), Sandbox (SAND) e Enjin Coin (ENJ). Essas criptomoedas podem ser compradas em exchanges e pode haver taxas para saques e transferências.
Investindo em Fundo de Investimentos
O produto Vitreo Metaverso é um fundo que investe em ações relacionadas ao setor metaverso. O fundo cobra uma taxa de administração anual de 0,9% e cobra uma taxa de desempenho de 10% se o retorno for superior ao S&P500 Total Return Index. O produto foi lançado em dezembro de 2021 pela gestora brasileira Vitreo.
Finalizando, agora é o momento de entender o mercado das criptomoedas para lucrar com o avanço do metaverso, afinal, ambos se completam.