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Entenda A Importância De Medir Dados Nos Seus Resultados De Marketing Digital

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Marketing Digital

Entenda a importância de medir seus resultados de marketing digital! Se você está em busca alavancar seu negócio através de estratégias digitais, com certeza é necessário que você tenha o conhecimento necessário para realizar este acompanhamento.

Só podemos avançar na medida do nosso conhecimento, até mesmo para delegar é importante compreender sobre o que está sendo delegado e ter me mente resultado esperado.

É exatamente esta a proposta deste artigo, que você entenda sobre os principais dados que precisam ser medidos e os resultados que você pode ter com essa ação.

Gostou da ideia? Então, confira abaixo;

Quais as principais dados que você precisa entender?

Entenda a importância de medir  seus resultados de marketing digital, para isso, esses dados também são chamados de KPI – Key Performance Indicators, significa indicadores- chave de performance.

Entenda a importância de medir  seus resultados de marketing digital, para isso, esses

Através da análise desses dados é possível medir o resultado de uma empresa, de uma equipe, de um site, de uma campanha específica, ou mesmo de uma pessoa, ou estratégia.

O KPI não se trata de um métrica, pois, não existe a certeza que essa métrica será essencial para uma tomada de decisão.

Somente quando esta métrica se torna crucial para a tomada de uma decisão é que passa a ser considerada um KPI, ou seja, KPI não é uma métrica, porém, uma métrica pode se tornar um KPI.

Como funciona um KPI?

Ele ajuda a entender se os resultados de determinada estratégia são satisfatórios, para isso, é necessário ter outros dados para realizar uma comparação.

É necessário saber diferenciar uma métrica de vaidade de um KPI, o que não é tão simples assim.

Enquanto métricas são medidas de desempenho, se referindo a ações que expressam números entre seu cliente e seu negócio, os KPIs podem não apenas ser medidas, mas servem também como base para a tomada de decisões.

Os KPIs permitem que você saiba o que precisa de maior atenção e se a rota permanece a mesma ou necessita ser alterada, porém, coletar muitos dados não essenciais é um erro mais comum do que pensamos.

Para saber se as KPIs escolhidas são as corretas é importante avaliar alguns pontos, como;

  • Saiba porque a KPI escolhida é relevante para seu negócio ou produto;
  • Sempre busque comparar os dados do seu concorrente com o seu, ou mesmo utilizar dados do mercado para essa comparação;

O objetivo de uma KPI é direcionar ações de melhorias quando necessário, além de evitar que mudanças sejam feitas com base em dados errados.

Por isso é importante que você entenda a importância de medir seus resultados de marketing digital.

Quais os tipos de KPIs?

Os KPIs são agrupados em três tipos;

KPI primário: São os mais importantes dentro de uma estratégia, são os dados considerados para comprovar o sucesso da estratégia escolhida. Eles podem ser;

  • Número de conversões;
  • Taxa de conversão;
  • CPA – Custo da campanha por aquisição;
  • CAC – Custo de aquisição por cliente.

Entre outros.

KPI secundário: São aqueles que complementam seu relatório, porém, podem ser dispensáveis para comprovar o resultado. Alguns são;

  • Custo por visita à página;
  • Preço médio da negociação;
  • Número de visitas do blog;

Entre outros.

KPI práticos: São dados mais detalhados, voltados para aquisição, comportamento e características do usuário. Os mais comuns são;

  • Números de visualização da página (pageviews);
  • Taxa de rejeição (bounce rate);
  • Palavras-chave mais pesquisadas;
  • Conteúdos mais lidos e visitados.

Entre outras opções.

Essas três categorias de KPIs possuem suas peculiaridades, quando utilizados em conjunto oferecem valiosas analises, que te possibilita alcançar seu objetivo de maneira mais eficaz.

Quantas KPIs escolher para seu negócio?

Existem inúmeras KPIs que você pode adotar para seu negócio, para escolher as que mais se encaixam em seu negócio, basta observar quais as que estão alinhadas ao seu objetivo.

por exemplo, o Turnover ou ìndice de Rotatividade se trata de um KPI utilizado nas empresas de RH, o mesmo possui o objetivo de acompanhar a rotatividade dos funcionários em determinado período no ano.

Somente quando seus objetivos são claros, é que você é capaz de escolher so melhores KPIs para seu negócio.

Quais os melhores KPIs para seu negócio?

Tenha em mente alguns pontos no momento de escolher os melhores KPIs para seu negócio, algumas dicas;

  • Disponibilidade de ser mensurado;

Algo simples, porém, muitas pessoas cometem o erro de considerar KPIs que não podem ser mensuradas.

Por exemplo, só é possível analisar vendas após passados alguns meses realizando vendas, caso contrário, não existe nenhuma métrica para analisar.

  • Importância para a base do negócio;

Esse KPI mostra se sua estratégia principal está sendo atingida, ou seja, seu objetivo está sendo alcançado, por exemplo, se seu negócio duplicou o faturamento, então, este KPI confirma isso.

  • Relevância;

Um erro muito comum é utilizarmos indicadores de vaidade, números que não geram nenhum resultado, porém, deixa todo mundo feliz, como o número de likes numa publicação.

Por este motivo é importante manter o foco no que realmente importa.

  • Escolhas inteligentes;

Dados de informações são a base de boas escolhas, por este motivo seu KPI primário deve ser pensado para facilitar sua escolha no momento de uma tomada de decisão.

Afinal, do que adianta ter bons dados se eles não te ajudam a escolher o melhor caminho para seu negócio.

Como aplicar os KPIs na sua estratégia;

Após definir sua estratégia, tendo por base seus objetivos, é de fundamental importância realizar um acompanhamento frequente desses números.

Realizar esse acompanhamento te permite alterar as ações quando necessário, da mesma maneira que te permite aproveitar boas oportunidades.

Vale ressaltar que seus KPIs devem estar acessíveis o tempo todo, sendo indicado que você faça esse acompanhamento em tempo real.

Conclusão

O primeiro passo é definir bem suas metas e objetivos.

Busque sempre trabalhar com dados concretos, que gerem segurança, assim como trabalhar com KPIs corretos, pois, essas ações vão gerar bons resultados.

Por este motivo é importante que você entenda a importância de medir  seus resultados de marketing digital do seu negócio.

Aproveita para conferir nosso artigo Por Quê Captar Leads Pode Fazer Sua Empresa Decolar”.

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