Em primeiro lugar, é importante saber que quem atua na internet não pode deixar de compreender sobre “O que é o Google Analytics e como utilizar a favor do seu negócio”.
Pois, somente desta maneira você estará garantindo a direção certa para o seu empreendimento.
Através desta ferramenta você vai poder escalar seus ganhos através de campanhas bem direcionadas. além de ser capaz de mensurar as métricas o que te possibilita ajustar a rota quando necessário for.
Muitas pessoas já estão faturando alto através da publicidade no Google, se tornando visíveis para pessoas de todo o mundo, algo que de outra maneira seria impossível.
Neste artigo você vai aprender o que é esta ferramenta e quais são as métricas necessárias para otimizar sua campanha.
Confira abaixo;
O que é o Google Analytics?
Se trata de uma ferramenta gratuita na qual você coloca o código no seu site, permitindo a partir disso você obter muitas informações sobre o comportamento do seu usuário.
Essas informações são analisadas e te possibilitam melhorar o seu negócio, o que faz com que este recurso se torne um trunfo na manga que você não pode deixar de utilizar.
A partir da análise destas métricas você consegue alinhar sua estratégia de marketing e realizar um trabalho mais assertivo noGoogle Adsense, local onde são realizadas as campanhas de tráfego.
Agora que você já sabe o que é o Google Analytics, vamos falar sobre o que são métricas e te apresentar ás principais métricas fornecidas por esta ferramenta.
Dessa maneira você atingirá seu objetivo de entender sobre o que é o Google Analytics e como utilizar a favor do seu negócio.
O que são métricas do Google Analytics ?
De nada adiante você olhar todas as métricas do Google Analytics se você não entende, ou não é o responsável por todas elas.
Por exemplo, um gerente de vendas deve estar atento as métricas voltadas para a captação de leads, custo de aquisição por cliente –CAC e o número de vendas fechadas.
Ao manter seu foco nas métricas certas você poderá alinhar sua estratégia aos resultados apresentados, tirando um maior proveito da ferramenta.
Muitas pessoas perdem muito tempo olhando todos os relatórios fornecidos pela ferramenta, quando na realidade deveriam estar atentos apenas as informações de poucas métricas que de fato exercem impacto sobre o seu negócio.
Principais métricas e como utilizá-las ao seu favor
O primeiro passo é compreender a necessidade de saber interpretar os dados fornecidos pelo Google Analytics, pois, somente dessa maneira você irá conseguir extrair informações relevantes para seu negócio.
Por este motivo é necessário compreender o que está por trás desses dados, sua história.
Às métricas mais comuns são;
Número de visitas no site
Embora seja uma métrica um pouco óbvia, ela ajuda a mensurar quantas pessoas entraram, saíram, ficaram ausentes por determinado período de tempo, entre outras ações.
Esta métrica te possibilita realizar a análise de quantas pessoas novas visitaram seu site, o que faz com está métrica já não seja tão óbvia assim, afinal, se as pessoas que estão visitando seu site são sempre as mesmas, isso indica que ele não está crescendo.
Todas às vezes que você visita um site, este deixa um registro chamado cookies no seu computador, de maneira que se torna possível mensurar quantas pessoas novas e quantas pessoas recorrentes estão frequentando este site.
Sem essa informação seria impossível saber se seu site está de fato crescendo, contudo, vale lembrar que é necessário existir um equilíbrio entre o número de pessoas novas visitando seu site e o número de pessoas recorrentes.
Depois que você analisa quantas pessoas estão visitando seu site pela primeira vez, assim como o número de pessoas retornando, é o momento de analisar outra métrica.
Visualização de páginas
Esta métrica pode ser divindade em métrica de vaidade e métrica de visita por página.
Enquanto a métrica de vaidade mantém o foco no número de visitas realizadas dentro de determinado tempo, o número de páginas visualizadas comprova a relevância do seu conteúdo para seus visitantes.
Quanto maior o número de páginas visualizadas por um visitante, melhor é sua retenção.
Contudo, vale ressaltar que depende do contexto, por exemplo, você pode ter apenas um blog ou uma landing page, os quais possuem apenas uma única página, então a métrica será apenas o número de visitas.
Está métrica está muito relacionada com a taxa de rejeição, sendo esta a próxima métrica que vamos ver.
Taxa de rejeição
Está métrica informa o número de pessoas que visitaram seu site, porém, não fizeram nenhuma ação, seja baixar um material gratuito, assinar uma newsletter ou mesmo clicar em outras páginas, saindo logo em seguida.
É importante analisar seu objetivo com seu site, pois, se seu objetivo for apenas que a pessoa leia sua página e saia, como no caso de um blog simples, então você não terá problema algum em ter uma taxa de rejeição alta, pois, seu objetivo estará sendo alcançado.
Porém, se você possui uma landing page ou um site com várias páginas que conduzem seu visitante a várias ações, então ter uma taxa de rejeição alta será algo ruim.
Lembrando que o tráfego orgânico possui uma taxa de rejeição mais alta que o tráfego pago.
Uma maneira de diminuir a taxa de rejeição de um site é investir em conteúdo de qualidade, outra maneira é realizar eventos que tenham sentido, por exemplo, colocar um botão verde para a pessoa clicar quando desejar seguir com a leitura até o final.
O fato de ler todo o conteúdo, indica que não ocorreu rejeição.
Tempo de permanência
Está métrica analisa o tempo que as pessoas permaneceram conectadas ao seu site, quanto maior for este tempo, melhor é, pois, indica que seu conteúdo está atingindo o objetivo proposto, que a linkagem interna está boa, que seu site possui relevância.
Porém, quanto menor for este tempo, mas indícios você tem de que existem pontos a serem melhorados em seu site.
Agora que você já sabe o que é o Google Analytics e como utilizar em favor do seu negócio, fica mais fácil traçar as estratégias assertivas para seu negócio.
Para aprofundar o assunto, indico a leitura do artigo o que é gestor de tráfego e porque ele é essencial para o crescimento do seu negócio?