Em outubro de 2021, o Facebook Inc. anunciou que mudaria seu nome para Meta. A gigante das redes sociais ainda se chamará Facebook, mas a empresa será renomeada devido ao seu novo posicionamento.
Segundo o presidente e fundador da empresa, Mark Zuckerberg, o motivo da mudança de nome é por o Meta ser mais abrangente do que a empresa faz, incluindo as redes sociais, além de outros serviços.
“A mídia social era a próxima fronteira quando o Facebook começou, e agora o metaverso (mundo da realidade virtual) é a próxima fronteira para o Facebook. Na verdade, somos vistos como uma empresa de mídia social hoje em dia, mas em nosso DNA original, somos uma empresa que constrói tecnologia para conectar pessoas”.
Em carta ao público, Zuckerberg explicou o mundo virtual que a empresa espera criar.
O metaverso é uma realidade virtual onde as pessoas podem fazer o que quiserem: reunir-se com a família e amigos, trabalhar, brincar, aprender, fazer compras ou até mesmo ter experiências que o computador ou o telefone modernos não transmitiriam.
Estamos diante de muitos avanços, por exemplo, o Facebook também está trabalhando em sua própria criptomoeda, Diem (antiga Libra), que será necessária para o metaverso.
A empresa também lançou o Horizon Workrooms em agosto de 2021, dando aos usuários a capacidade de criar avatares e realizar reuniões virtuais.
Empresas que esperam lucrar no metaverso
A Nvidia iniciou um novo empreendimento em agosto chamado NVIDIA Omniverse. Esta plataforma é uma plataforma de simulação colaborativa para artistas, designers e outros profissionais trabalharem juntos na construção de metaversos. Não apenas o Facebook, mas muitos outros sites começaram a usar VR.
A Microsoft criou representações 3D de pessoas usando sua ferramenta de comunicação Teams e a plataforma Mesh para realizar reuniões com hologramas no início de 2021.
Em novembro, a Nike criou a Nikeland, uma área dentro do jogo Roblox, em homenagem à utopia. Em dezembro, a multinacional americana comprou uma startup que trabalhava com NFTs de moda.
Não são apenas as empresas estrangeiras que esperam capitalizar neste mercado. O Banco do Brasil também aposta nesse mercado e planeja criar uma experiência virtual dentro do servidor do jogo GTA até o final de 2021.
No jogo, os participantes podem abrir uma conta no banco para seu personagem, e até mesmo fazer um trabalho de caixa.
Dessa maneira, não podemos deixar de acompanhar tantos avanços para não ficar de fora do que está por vir.